terça-feira, 31 de agosto de 2010

Colágeno e Elastina

O colágeno ou colagénio é uma proteína de importância fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, sendo responsável por grande parte de suas propriedades físicas.
No corpo humano, o colágeno desempenha várias funções, como, por exemplo, unindo e fortalecendo os tecidos.
O colágeno é muito importante para a pele – é a sua principal proteína de suporte estrutural e que mantém a pele firme. Contudo, há outra proteína igualmente importante chamada elastina. Esta é a proteína encontrada no tecido elástico, e é responsável pela capacidade que a pele tem para voltar á sua forma original após ter sido esticada ou deformada.
A elastina é uma proteína primariamente composta pelos aminoácidos glicina, valina, alanina e prolina. Tal como o colágeno, ela é produzida pelos fibroblastos do tecido conectivo (derme).
A quantidade de elastina é normalmente máxima na adolescência e no adulto jovem, declinando a partir daí (25 anos). Os fibroblastos tem menor aptidão para produzir nova elastina na fase de envelhecimento. Esta deficiência não aparenta ser devida a uma diminuição nos fibroblastos ou a uma mutação dos genes responsáveis pela produção de elastina. Provavelmente, são alterações cutâneas de envelhecimento relacionadas com poluentes ambientais.
Com o passar do tempo, o corpo pode sofrer algumas privações destas substâncias, principalmente na alimentação atual, muitas vezes carente de vitaminas e proteínas. Durante os primeiros anos até a puberdade, essas deficiências não são visíveis e nem mostram suas evidências. A falta de colágeno, por exemplo, vai se tornar mais visível e notável quando o homem entra na fase da maturidade, é nessa etapa da vida que começam a aparecer as rugas, pois a pele não tem mais a mesma elasticidade de antes.
Em cabines de estética, são encontrados vários tratamentos para amenizar rugas e sinais de eenvelhecimento.
A partir deste momento, é interessante fazer uma análise para examinar o que está danificado ou gasto pelo tempo, para fazer mudanças que possibilitem que seu corpo siga em frente e continue a operar suas transformações. Praticar exercícios físicos, reforçar a alimentação saudável, levar uma vida regrada e saudável, tem uma grande colaboração.
Colágeno e a elastina também são muito utilizados na área de dermocosméticos, cosmecêuticos e produtos fármacos.
* O colágeno hidrolisado é um precursor de colágeno especialmente formulado, usando um processo científico único e específico, que consiste em hidrolisar o colágeno e seqüencialmente implementar o processo de liofilização, ocorrendo assim a preservação natural do produto e uma assimilação de mais de 90% (pré-digerido e absorvido) pelo organismo.
Exemplo de cosmecêutico de uso profissional - Fluído de Colágeno, elastina e vitamina E - Bel Col.
Bel Col 3 foi formulado com vitamina “E”, um poderoso agente anti-radicais livres, fibras colagênicas e elásticas que possibilitam a recuperação da umidade da pele, além de estimular a atividade celular e possibilitar a elevação da turgência natural da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário